segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Tesouro de Sierra Madre




Trago aqui essa homenagem ao quanto um ser humano pode ser obcecado em se dar bem.
De quebra vemos Bogart, que é pra mim uma referência se tratando de atuações convincentes, um monstro eternizado.

Sinopse: O Tesouro de Sierra Madre (The Treasure of the Sierra Madre, 1948, 126 min.), com roteiro e direção de John Huston (únicas duas estatuetas que o cineasta levou de suas 13 indicações ao longo da carreira), é considerado um dos maiores clássicos do cinema norte-americano. A aventura da busca pelo tesouro, em primeiro plano, na verdade é apenas um cenário para o desenvolvimento dos conflitos dos personagens.

O filme - inicialmente sobre camaradagem - envolve discussão de valores morais entre dois homens, com um terceiro tendo de tomar partido. O humor ácido predomina.

A paisagem é o árido oeste americano, castigado pelo sol. Três aventureiros em busca do ouro dividem-na com bandidos e índios. Humphrey Bogart (Casablanca, vencedor do Oscar® por The African Queen) interpreta Fred C. Dobbs. Em 1925, em Tampico, ele conhece outro explorador, Bob Curtin (Tim Holt, de My Darling Clementine).

Ambos são enganados pelo desonesto McCormick, que lhes paga metade do salário combinado. Mas eles o encurralam num bar e o surram selvagemente.

Em seguida são aconselhados pelo veterano Howard (Walter Huston, pai do diretor, que também levou o Oscar® de Ator Coadjuvante), a quem ouviram falando de ouro, sobre como é fácil encontrar o precioso metal e como é difícil mantê-lo e continuar vivo, e partem para o coração das montanhas identificadas no título.

A camaradagem inicial muda de tom tão logo os exploradores encontram o ouro: Dobbs mostra-se avarento, e logo todos estão escondendo seus tesouros particulares uns dos outros.

Como Howard já passou por isso antes - e sabe o que o ouro faz às almas dos homens - ele assume o papel de pacificador, concordando sempre que possível com as idéias paranóicas de Dobbs.


Nenhum comentário:

Gostou?
Então faz um comentário!!!